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Al Hakim

O que é o sufismo

Posted on 29 de janeiro de 202331 de março de 2023

Por Daniel Placido

Toda religião tradicional tem uma dimensão interior ou mística, assim como toda letra tem seu espírito. No caso do Islã, ela é conhecida, especialmente entre os sunitas, como sufismo (tasawwuf). Esse aspecto interior da religião islâmica teria sido revelado pelo profeta Muhammad a seus discípulos mais próximos ou companheiros, e assim sucessivamente. O profeta Muhammad é considerado, não por acaso, o modelo do Homem Perfeito para sufis.

O sufismo não tenciona contradizer a sharia (lei islâmica) nem a teologia, mas complementar e aprofundar aspectos delas. Os sufis acreditam no que todo muçulmano verdadeiro acredita e seguem rigorosamente as normas práticas da religião, encarando-as não só pelo seu aspecto externo, mas também pelo aspecto interno. Por exemplo, o sufi Ibn ‘Arabî disse que cada prostração da oração islâmica está associada a um reino da existência (mineral, vegetal, animal). Eles praticam o que todo muçulmano pratica, assim como podem fazem orações, meditações, jejuns e outros procedimentos além daqueles prescritos como obrigatórios. Entre estas práticas, constam, por exemplo, o dhikr, que consiste em recitar continuamente o nome de Allah, além de passagens corânicas, e o sama (giro dervixe), em que o sufi gira em torno do próprio eixo e de um centro imaginário, imitando o movimento planetário ao redor do sol, simbolizando Deus. A existência de eventuais tensões históricas entre alguns sufis e determinados teólogos e doutores da lei só pode ser explicada pela limitação de visão destes últimos. Tanto que um teólogo ortodoxo como Al Ghazali defendeu o sufismo, escrevendo:

Com ilustrações de Merve Karlı – @mervekrl_

Em geral como podem os homens descrever tal caminho [sufi] como esse? É pureza – a primeira das requisições- é a total purificação do coração de tudo que não seja Deus Altíssimo. Sua chave que é análoga ao começo da Oração, é a máxima absorção do coração na lembrança de Deus. O seu fim está sendo a completa perda em Deus. (…) Do início do caminho revelações e visões começam, de maneira que, mesmo quando acordados, os sufis veem os anjos e os espíritos dos profetas e ouvem vozes vindas deles e aprendem com eles coisas úteis. Dessa maneira o estado deles ascende da visão de formas e semelhanças a estágios além do estreito alcance das palavras: portanto, se alguém tentar expressá-los, suas palavras contém erros evidentes…

(al-Munqidh min al-Dalal).

Por volta do século XII, o sufismo começou a se estruturar em ordens, conhecidas como turuk (plural de tarica), cada uma com sua linhagem de representantes (silsilá) e técnicas próprias. Muitas dessas ordens ainda existem, com ramificações complexas, como a Ordem Naqshbandi. O sufismo começou a ter maior divulgação no Ocidente no século XX, seja através do trabalho de orientalistas e estudiosos, seja através da disseminação de ordens sufis em lugares como Europa e América.

O sufismo também produziu obras poéticas de alcance e valor universais, como as obras místico-literárias de Rumî, Attar, Hafiz e outros, que inclusive encantaram grandes escritores ocidentais como Goethe.

Para saber mais

BALTA, Paul. Islã: uma breve introdução. Porto Alegre: L&PM, 2010.

CATTANI, Roberto. Islam e islamismo. São Paulo: Claridade, 2008.

SOARES DE AZEVEDO, Mateus. Iniciação ao Islã e Sufismo. Rio de Janeiro: Nova Era, 2001.

Com ilustrações de Merve Karlı – @mervekrl_

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