por Karima – Naqshbandi de São Paulo.
No caminho Espiritual da Tariqa, aprendemos a assumir um compromisso e pertencimento neste mundo em estado de submissão aos desígnios divinos, em adoração ao Criador. Que nos deixou uma linda e ornada chave, em cujo molde buscamos compor e espelhar nossas ações, desta forma enaltecer Sua lembrança constante e presença em nossas vidas de maneira a torna-la mais bela, luminosa, terna e amorosa.
Seguir as indicações professadas por aquele à quem Allah (swt) mais derramou Sua Luz, em cuja demonstração de afeto é cura para humanidade: o amor por Rasulullah (saws) beneficia os corações de quem busca o estado integro de seus atos devocionais à serviço do CRIADOR SUPREMO ALLAH (awj). Sua vida dedicada a enaltecer nosso Criador é, até hoje, nosso maior exemplo de fé, benevolência, retidão e caráter. É, por isso que, insha Allah buscamos anelar nossas ações a partir da inspiração dos exemplos deixados em sua trajetória, repleta da verde verdade. Quando nos despimos de antigos hábitos e, nos revestimos de suas maneiras, buscamos imantar sua simplicidade e beleza. Que nos revela para uma nova realidade, aflorando o mais belo em nós.
Assim nasce o Projeto Tamareira no mês de Sha’ban, buscando cumprir uma sunnah, durante o período pandêmico.
Dentre todos os percalços que passamos em quanto caminhantes revertidos inseridos nesta sociedade ocidental, ainda de minoria islâmica e, especialmente na América do Sul, com tendência Wahabi/Salafi bem arraigada, encontramos algumas barreiras em nos associarmos com nossos irmãos. No entanto seguimos a premissa de que “os crentes são dentes de um mesmo pente”, isto é, todos os muçulmanos são iguais. Durante a pandemia Allah (swt) nos trouxe essas dificuldades e, por elas somos gratos, pois também nos trouxe a possibilidade da experiência de realizarmos a compra de tâmaras em grupo, independente de qual vertente do Islã pertençamos, buscamos realizar esta sunnah do desjejum e, isso nos uniu. Shukr Allah.
Destas compras conjuntas brotaram novas sementes, nosso grupo naturalmente gerou excedentes que passamos a doar para irmãos que estando em nossa rede que não conseguiram comprar, também para casas de parto e para irmãs que trabalham com culinária, dando o start de seus empreendimentos. De maneira que temos repetido nossas compras com alguma frequência sazonal há 4 anos. Queira Allah (swt) aceitar nossos esforços.
foto – Fiona Dunlop / pinterest.com