por Mohamad Musa – Naqshbandi Santarém (PA)
Desde que fiz minha reversão ao Islam e recebi o Bayat com o Sheikh Abdul Qadr que me deparo, reflito, estudo e tento aperfeiçoar o Adab. O vocábulo Adab vem do Árabe e significa em Português, da forma mais usual: boas maneiras, gentileza, bom comportamento, etiqueta, dentre outros significados. Eu, particularmente, penso que esses termos precisam ser bem compreendidos em nossa língua, por muitos motivos. O principal deles, talvez, seja o fato de que o Islam é uma religião fundada há mais de mil e quatrocentos anos pelo Profeta Muhammad (paz e bênçãos sobre ele), num contexto social e cultural muito diferente do nosso Ocidental. Porque no Ocidente não temos um termo que traduza bem o termo Árabe: Adab. Os termos que usamos são apenas traduções de um sentido (profundo) de um conceito muito caro e muito enfatizado pelo nosso amado Profeta (saws). O Profeta (saws) ensinou o Adab aos seus companheiros, e a Tariqa Naqshbandi continua ensinando desde os nossos primeiros Masheikh [plural de Sheikh].
Esse ensinamento do Adab, por si mesmo, já diferencia o Islam de todas as outras religiões, porque nenhuma outra menciona nem ensina o Adab como nós ensinamos e praticamos. Nosso atual murshid Mawlana Sheikh Muhammad Adil diz num Sohbat de 19 de outubro de 2024, intitulado: Tariqa ensina o Adab: “Porque na época do Profeta sallá Llãhu ‘alayhi wa salam, não havia bom comportamento. Então ele fez que todas essas pessoas fossem as melhores pessoas: os Sahãbah (companheiros do Profeta) e depois dos sahãbah também. Mas neste momento, porque houve um milagre mu’zizah do Profeta sallá Llãhu ‘alayhi wa salam para fazer com que essas pessoas fossem assim: transformá-las de pessoas muito más e muito ignorantes em pessoas muito boas e muito benéficas para a Ummah (nação muçulmana).”
Por isso, o objetivo de ensinar Adab é o de levar as pessoas a respeitarem todas as pessoas e todos outros seres vivos do universo. Aprendendo o Adab, as pessoas aperfeiçoarão seus caracteres. E o Islam ensina que todas as pessoas são iguais em direitos e dignidade, exceto na excelência do caráter.
Minha experiência com o Adab tem sido um aprendizado e aperfeiçoamento constantes. No início eu conhecia mais a parte externa do Islam, a Shariah, mas procurava levar à pratica a mesma. Depois, fui aprendendo mais com a oração (salat), as diversa práticas devocionais e o jejum. E, também, estudando, ouvindo diariamente as áudio-aulas postadas nos grupos Coração Sufi no whatsapp e buscando orientações e conselhos com nossos Masheikh, Imames e irmãos mais experientes.
Nessas conversas, conselhos e orientações com diversos(as) irmãos(ãs), Masheikh, Imames aprendi que ter Adab é a base da Espiritualidade (Islâmica) e, se alguém tem, de fato, Adab significa que ele/ela está verdadeiramente crescendo espiritualmente. Conforme Sheikh Nazim: “se a pessoa tem Adab, ela pode estar evoluindo, mas se não tiver Adab, ela não está evoluindo”. Além do mais, nos dias atuais, pouca gente tem Adab. As demais pessoas, notando ou não, o importante é que a pessoa esteja crescendo espiritualmente. Porém quando alguém, por algum motivo ou não, faz algum comentário que eu (ou outra pessoa) tenho Adab (gentileza, cortesia) é uma confirmação de Allah (swt) de que eu (ou outra pessoa) estou na direção certa.
Podemos dizer, também, baseado em orientações do Sheikh Abdul Qadir, que o Adab tem um desenvolvimento infinito: pode começar com uma etiqueta adequada, depois a pessoa passa a ser gentil e sorridente, e assim, vai se desenvolvendo. Podendo chegar a situações em que a pessoa sente a inspiração de Allah (swt), e através dessa inspiração, a pessoa se comporta da melhor maneira que poderia se comportar: esse é o Adab inspirado.
Essa tem sido minha experiência com o Adab em quase seis anos, mas continuo curioso, interessado em conhecer, praticar e evoluir espiritualmente, seguindo as orientações dos nossos Masheikh. In Shaa Allah.