nº 02 . março – junho 2022
Islã
As bases da fé
Destaques
GUERRA
Da Rússia contra a Ucrânia
Estamos vivendo um momento obscuro, mas já previsto há mais de mil anos. No livro “El Corazón: Espejo Divino”, página 77, Mawlana Sheikh Nazim (40º mestre da Ordem Naqshbandi) disse: “A razão de todos os problemas na Terra, de todas as guerras e sofrimentos, é que as pessoas perderam a visão da Vontade de seu Senhor [Allah (swt)] como origem de cada acontecimento. As pessoas perderam a visão da mão do Único que está lhes testando através destes eventos. Elas deixaram de ver os acontecimentos como provações de Seu Senhor, logo, elas continuam falhando nestes testes”. Continue lendo:
Sufismo ou Tasawwuf
O coração do Islã
O Tasawwuf é o coração do Islã, ligado ao aspecto mais espiritual, e ao Ihsan. Tasawwuf é o conhecimento Divino – é o estudo dos aspectos internos da religião, dos aspectos místicos e espirituais, do esoterismo islâmico (A Fiqh seria o conhecimento exotérico ou externo) ou aspectos internos da fé. Tasawwuf, assim, é o terreno dos místicos e buscadores de Deus, da busca interior, da vida contemplativa, das práticas espirituais, do trânsito de um estado ao outro do ser, sempre em evolução e em descoberta interior. Continue lendo no link abaixo:
Do vazio existencial ao Amor
No seu artigo para a Revista Al Hakim, sobre o vazio existencial, Hélio Laureano, lembrando Rumi, afirma que “o vazio, quando não é existencial, é o abandono das preconcepções, preconceitos, autocentramento, individualismo, egoísmo, sabedoria aparente e segurança. Nesse vazio, onde sua alma está sendo preenchida, há a sensação do amor, do ser amor e do ser amado, acompanhado de um profundo silêncio interno. Esse amor, o amor puro, como disse Rumi, é algo que não pode ser compreendido. Não há palavras que possam realmente expressar o que é. Então, não há também nenhum impedimento para ele. O amor é o vazio de todas as possibilidades…”Continue lendo no link:
Introdução ao
imaginal de Ibn ‘Arabî
No artigo sobre o imaginal de Ibn ‘Arabe, Daniel R. Placido, inicia perguntando, o que é o mundo imaginal? Na filosofia islâmica, o “mundo imaginal” (“mundus imaginalis”, expressão cunhada pelo orientalista H. Corbin) é considerado o mundo intermediário entre o sensível e o inteligível; intermundo cuja existência é ontologicamente objetiva e autônoma, e só pode ser captada pela faculdade ou órgão da imaginação ativa. Veja o artigo completo no link abaixo:
Gulestan
o roseiral alquímico
É nosso desejo, através deste artigo, se assim nos for permitido, colher algumas pétalas das Rosas oferecidas por Saadi (Sheikh Muslihuddin Saadi Shirazi) o qual nasceu em Shiraz, no ano 571 da Hégira (1175/76 d.C.). Adentrar O Jardim das Rosas ou O Roseiral Alquímico implica, ainda que brevemente, lançar um olhar também para a alquimia através da obra de Michel Maïer (Conde do Conselho Imperial, Médico Imperial, Filósofo, etc) Atalante Fugitive ou Nouveaux Emblèmes Chymiques: Des Secrets de la Nature. Por Sonia Lyra, PhD.
Xinyi Liu He Quan
o “kung fu islâmico”
Shingon Ma Tong Hua é o único representante oficial no Brasil do estilo de kung fu Xinyi Liu He Quan, estilo antigo e historicamente associado aos muçulmanos chineses e, por isso, também chamado de “kung fu islâmico”, sobre o qual falaremos neste texto.- Por Daniel R. Placido.
O que é o Islã?
Podemos sumarizar toda a riquíssima mensagem do Islã em uma única declaração que contém em duas simples sentenças afirmativas, toda a sabedoria e eloquência que foram construídas ao longo de mais de 14 séculos e estão solidamente calcadas nos princípios do Testemunho de Fé (Shahada), em árabe:
اَشْهَدُ اَنْ لاَ اِلَهَ اِلَّا اللهُ
Transliteração; Ash-hadu an la ilaha ila Allah – Eu testemunho que não há outra divindade além de Deus.
اَشْهَدُ اَنْ لاَ اِلَهَ اِلَّا اللهُ
Transliteração: Waash-hadu anna Muhammadan Abduhu wa Rasuluh – E testemunho que Muhammad é Seu Servo e Mensageiro.
ARKANUL IMAN
Os seis pilares da fé
ALLAH – A crença na existência de Deus – em Allah, na Unicidade Divina, um Deus Único.
MALAIKAH – A crença nos anjos.
KITAB – A Crença nos livros revelados por Allah ﷻ (Torah, Salmos, Evangelho e Alcorão).
RASUL – A Crença nos Profetas e Mensageiros de Deus, de Adão, Noé , Abraão, Moisés, Jesus a Muhammad ﷺ, selo dos Profetas.
QIYAMAH – A crença no dia do Juízo.
QADA WA QADAR – A crença na Predestinação Divinamente dada a todas as criaturas.
اَمَنْتُ بِا اللهِ وَ مَلَىِكَتِهِ وَ كُتُبِهِ وَ رُسُلِهِ وَاليَوْمِ الاَخِيْرِ وَ الْقَدْرِ خَيْرِهِ وَ شَرِّهِ مِنَ الله.
Amantu billahi wa malaikatihi, wa kutubihi, wa rusulihi, wal yawmi akhiri, wa bil qadiri khayrihi wa sharihi mina Allah. – (Eu creio em Deus, e em Seus anjos, e em Seus livros, e em Seus mensageiros, e no Dia do Juízo Final, e que a predestinação do bem e do mal vem de Deus).
O PROFETA MUHAMMAD ﷺ
O último Profeta e Mensageiro, o Selo dos Profetas, Guia para as Boas Coisas, Cura para os Corações, nosso Mestre Espiritual, profetizado por Allah ﷻa Ismael (as) filho de Abraão(as), a Moisés (as) e no Novo Testamento: Mas o Paráklito, o Espírito Santo que o “Pai” enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo que eu vos disse (João 14:26). Mustafa Muhammad (Sallallahu alaihi wa sallam ﷺ– Que a Paz e as Bênçãos estejam com Ele) viveu de 570 a 632 d. C. na Arábia Saudita. Descendente de Abraão (as) e Ismael (as), cresceu órfão e sob dificuldades materiais em Meca.
Casou-se com a comerciante Khadija e somente aos 40 anos começou a receber do Anjo Gabriel a revelação divina sob a forma de recitação de um livro, o Al Quran. Muhammadﷺ era analfabeto, e este livro em si é um milagre, pois possui uma língua árabe muito culta e cuja complexidade métrica, matemática e poética, que até hoje, os melhores poetas e escritores não conseguiram reproduzir. Muhammadﷺ pregou a mensagem do Islã, tendo sido combatido pelos politeístas da tribo de Quraish, a qual pertencia.
Em 622 d. C., ante perseguições, torturas e assassinatos, retirou-se com os seguidores para Medina, onde estabeleceu a sede da religião – fato denominado de Hégira. Por muitos anos os politeístas travaram combates e tentaram destruir Muhammad ﷺe seus companheiros, mas finalmente estes conseguiram, após um tratado de Paz, ocupar pacificamente Meca e estabelecer o Islã. Ele ﷺ morreu em 632 d.C., sendo enterrado em Medina e seu corpo está até hoje inteiramente preservado, isto é, sem decomposição.
– por Ordem Naqshbandi Haqqani
As fontes do Islã
São as fontes do Islam, primeiro o Alcorão Sagrado, e depois o que chamamos de Literatura do Hadith (pl. Ahadith que compõe a Sunnah ou Tradição do Profetaﷺ).
O Alcorão é um livro revelado pelo Anjo Gabriel a um Profeta analfabeto ﷺ, sendo em si um grande milagre, tanto pela sua linguagem culta, como pela matemática das letras e palavras.
Em seus 6236 ou 6600 versículos – existem vários números a depender da forma de contagem, apresenta uma construção poética que foge aos padrões culturais contemporâneos ao período em que foi revelado.
Rumi
O amor vem com uma faca,
não com alguma pergunta tímida,
e não temendo por sua reputação!
Eu digo essas coisas desinteressadamente.
Aceite-as da mesma maneira.
O amor é um louco,
trabalhando em seus esquemas selvagens,
arrancando suas roupas,
correndo pelas montanhas,
bebendo veneno
e agora escolhendo silenciosamente a aniquilação(…)