nº 01 – setembro a dezembro/2021
Rumi
new age ou Islã?
Seus poemas, versos e frases estão na boca de celebridades do mundo pop como a banda Coldplay ou a cantora Madonna e circulam pelas redes sociais… Daniel Rodrigues Placido traz uma reflexão sobre a aceitação de Rumi na cultura ocidental ao mesmo tempo em que se procura desvinculá-lo do Islã, sua fonte de inspiração e razão de existir.
Destaques
Rumi, new age ou Islã?
Diz Goethe no seu Divan Ocidental-Oriental:… Aqui devemos notar o seguinte: o verdadeiro poeta é chamado a apreender o esplendor do mundo e, portanto, estará sempre mais inclinado a elogiar do que a culpar. Consequentemente, ele [Rumi] procura encontrar o tema mais digno e, depois de ter esgotado tudo, finalmente prefere usar seu talento para louvar e glorificar a Deus. – por Daniel Rodrigues Placido.
O que é o sufismo?
Entenda o que é o sufismo através da perspectiva da luta contra o ego e de outros aspectos. O sufismo é muito mais do que isso. Vamos abordar, in Sha Allah, o que é o sufismo através de outras perspectivas futuramente. Podemos estudar o sufismo (tasawwuf) a partir de diversas perspectivas. Este texto exporá a perspectiva do sufismo relacionada à luta que cada ser humano deve empreender contra seu ego. – por Abdul Qadir.
Silenciar a mente, ouvir o mistério
Pesquisas recentes no campo da física quântica abrem espaço para que experiências da tradição espiritual comecem a ser referendadas cientificamente. Se, para muitas pessoas isto amplia a compreensão do sagrado, por outro lado também nos distancia de um núcleo essencial chamado mistério, pois referendar cientificamente significa usar o raciocínio para justificar um fenômeno de uma ordem distinta do racional. –por Sandra Benato.
A importância do Sufismo para a psicologia
É muito conhecida entre os gestalt-terapeutas a relação que existe entre essa forma de terapia e o Zen budismo. Mas, ainda pouco explorada uma possível relação com o Sufismo. Porém, entre as temáticas essenciais da prática gestáltica teremos o conceito de Awareness. E é aqui o lugar onde proponho realizar esse encontro. Por Helio Laureano.
Simurg, o pássaro solitário
Na mística, o poeta persa ‘Attar utilizou no século XII esta enigmática ave mística. Em sua Conferência dos pássaros conta como “centenas de pássaros de brilhante plumagem decidem ir em busca do Simurg o Pássaro Rei. Atravessam geografias escarpadas e mares traiçoeiros ao longo de centenas de anos de voos penosíssimos, até que sobram apenas trinta aves. Por fim os trinta pássaros maltratados têm acesso à antessala do palácio de Simurg. E, no mesmo instante em que vai acontecer o prodigioso encontro, descobrem a maravilha: os eram o Simurg que com tanta paixão haviam buscado. –por Sonia Lyra, PhD.
Aprendendo islã online
Esse rostinho lindo e alegre é de Rabiatu Nuhu, fotografada por sua mãe Neusa Job dos Santos (Jamila), mostrando uma das tarefas realizadas que recebeu da professora Elaine kaussar. Ela e outras crianças sufis fazem parte de uma escola virtual sobre o Islã que iniciou em junho com um pequeno grupo de crianças de três a cinco anos, assessoradas pelas mães. – – por Elaine kaussar.
Mil anos de textos sufis
[41] O shayḫ Sarrāj (f. 378/998) dizia: quando se pergunta o que se quer dizer por “estações”, pode-se responder assim: por “estações” se quer dizer o lugar no qual o ser humano está colocado diante de Deus, e que consiste nos atos de culto, nas lutas espirituais, exercícios ascéticos e concentração em Deus. (A. 14:14). Lei o texto completo no link:
Poesias e contos sufis
“… A história pode ser contada até este ponto,
Mas o que se segue está oculto e não pode ser expresso em
[palavras.
Mesmo que fales e tentes exprimi-lo de cem maneiras diferentes,
É inútil; o mistério não fica mais claro.
Podes cavalgar até a costa do mar,
Mas então tens de usar um cavalo de pau (isto é, um barco).
Um cavalo de pau é inútil em terra firme,
É o veículo especial dos viajantes no mar.
O silêncio é este cavalo de pau,
O silêncio é o guia e suporte dos homens no mar.
Este silêncio que te causa aborrecimento
Esta lançando gritos de amor audíveis para o homem espiritual.
Tu dizes: “Como é estranho que o homem espiritual esteja
calado! … ” fragmento da poesia de Rumi. Ver mais no link:
A primavera de Rumi
Há dois anos, aconteceu em Curitiba o encontro “Primavera de Rumi”, o primeiro evento no Brasil em homenagem ao poeta Sufi Rumi – Muhammad Balkhī (1207-1273) o Jalal ad-Din (“Esplendor da Fé”) que nasceu em 30 de setembro de 1207, em Balkh no atual Afeganistão. A Revista Al Hakim está sendo lançada em setembro, na Primavera de Rumi, homenageando esse grande Sufi, com reflexões sobre sua Obra. – Abdul Qadir – Ordem Naqshbandi do Brasil. Leia o texto completo no link:
Sobre
Al Hakim é uma revista sobre espiritualidade islâmica para divulgar tanto o sufismo quanto o Islã tradicionais, a partir de artigos, resenhas e traduções de materiais clássicos e contemporâneos.