Skip to content
Menu
Al Hakim
  • Blog
    • A importância do Jejum no Ramadan
    • Lançamento do livro Dalayil al Khayrat
    • Encontro Nacional de Ordem Naqshbandi em São Paulo
    • Minha experiência com o Adab
    • Encontro Nacional da Ordem Naqshbandi no Rio de Janeiro
    • Al Hakim 6ª Edição
    • Al Hakim 5ª Edição
    • Curtas
      • Encontro Nacional da Ordem Naqshbandi no Rio de Janeiro
      • Primavera de Rumi e Encontro Nacional da Ordem Naqshbandi em Curitiba!
      • Encontro com o Mestre
      • Turnê de Sheikh Mehmet Nazim no Brasil
      • Cultura para a Paz
      • Madrassa Al-Wadud
      • Encontro Naqshbandi de Florianópolis
      • Primeira agenda sufi do Brasil.
      • Projeto Tamareira
      • Ibn Arabi sobre Fátima de Córdoba
      • Minha nova vida como muçulmano, Alhamdülillah!!!
      • Ramadan
      • Encontro da Ordem Naqshbandi em Florianópolis
      • Encontro Nacional da Ordem Naqshbandi
      • O mês sagrado de Rajab
      • Mulheres Naqshbandi se reúnem em rede mundial
      • “Venha, quem quer que você seja …” – Rumi
      • A Educação das crianças no Islã
      • No caminho do coração
    • Artigos
      • IBN ‘ARABĪ – sobre o medo e a esperança
      • O sufismo e o tornar-se ninguém – Assadullah
      • O Wazifa do Fajr
      • Abertura de coração – 3º artigo da série
      • Pedras preciosas
      • Islã, a submissão a Deus
      • Abertura de Coração II
      • O quê e como comer
      • Livros e textos sagrados no sufismo
      • O encontro de dois oceanos
      • A primavera de Rumi
      • Sama
  • Revista
    • Al Hakim – 7ª Edição
    • Al Hakim 6ª Edição
    • Al Hakim Quinta Edição
    • Al Hakim Quarta Edição
    • Al Hakim Terceira edição
    • Al Hakim Segunda Edição
    • Al Hakim Primeira Edição
  • Agenda
    • Encontro Nacional de Ordem Naqshbandi em São Paulo
    • Encontro Nacional da Ordem Naqshbandi no Rio de Janeiro
    • Diálogos, palestras, poesia e Sama na 4ª Primavera de Rumi em Curitiba
    • Primavera de Rumi e Encontro Nacional da Ordem Naqshbandi em Curitiba!
    • Turnê de Sheikh Mehmet Nazim no Brasil
    • Encontro Naqshbandi de Florianópolis
    • Encontro Nacional da Ordem Naqshbandi
    • Concerto de música Sufi
    • Encontro de Primavera da Ordem Naqshbandi de Curitiba
  • Leituras
    • Lançamento do livro Dalayil al Khayrat
    • Primeira agenda sufi do Brasil.
    • Dicas de Livros sobre o Islã
  • Poesia Sufi
    • Ashiq
    • Abdul Qadir
    • Caminhos perfumados
    • Chamado
    • Poema do Credo Islâmico
    • Poemas de Rumi
  • Sobre
    • Não existe sufismo sem Islã
Al Hakim

IBN ‘ARABĪ – sobre o medo e a esperança

Posted on 19 de novembro de 202419 de novembro de 2024

Na sexta edição da Revista Al Hakim, Sandra Benato escreve sobre a Estação do medo e da esperança narrada por Ibn ÀrabĪ no Estudo Futūḥāt al-Makkiya, capítulos 100 a 103. Sandra aborda em seu artigo, o texto, escrito por Ibn Árabi, a partir do vínculo com o ḥadīt da Glória, que nos esclarece tanto em relação à vivência espiritual quanto do cotidiano, pois, segundo ela, esses aparentes opostos são um processo unificado da realidade.

Lembremos o sentido de alguns termos técnicos que o Šayḫ al-Akbar¹ utiliza: tanto o caminho espiritual quanto a vida de um modo geral são entendidos como uma “viagem” que percorremos ao encontro do Real e ao encontro de nós mesmos. Como em toda viagem, experimentamos estados interiores e exteriores diversos, tais como sentimentos, pensamentos, sensações, percepções, etc. que se modificam a todo instante. Por outro lado, também vivenciamos períodos mais estáveis da viagem, tanto no trajeto quanto em nossa experiência pessoal, que conduzem a aberturas ou expansão da consciência. Para Ibn ‘Arabī, a cada respiração estamos em um novo “estado” (ḥāl, p. aḥwāl)) dos movimentos da viagem: viemos do Real, voltamos ao Real, seguimos Nele e com Ele. Todo momento possui, portanto, ao menos três movimentos distintos e um quarto movimento que os unifica em uma “estação” (maqām, maqāmāt), morada ou hospedagem ao longo do caminho. A estação marca um ponto de vista, uma determinada compreensão e vivência da realidade, um “lugar” da alma, no qual repousamos ou permanecemos por períodos mais ou menos longos; e, simultaneamente, a expressão da identidade essencial de cada um, sua proximidade com o Real. Cada criatura faz seu próprio trajeto, e, do mesmo modo que a respiração é única a cada instante e inerente a cada um, nem todos se detém nas mesmas estações e nem todos as experimentam do mesmo modo.

A estação do medo (ḫawf²), ou do temor, é uma delas. A dificuldade em entender a linguagem do Šayḫ, a princípio, é que ele fala a partir de um ponto de vista abrangente, que implica tanto em uma ontologia ou modo de aparecimento da Vida, quanto na transformação da consciência e sua proximidade com o Divino. Há uma correspondência entre o que ele chama de “o grande homem”, ou o cosmos em geral, e o ser humano perfeito, al-insān al-kāmil, fundamento da consciência que responde pela inteligibilidade presente no universo. Nesse sentido, o temor se vincula com o aniquilamento, com tudo o que nos faz sentir ameaçados em nossa efêmera estadia em torno do sentido de “eu”, ou que nos desvia de sua “órbita”. No entanto, tudo o que nos faz experimentar temor nos atrai para uma órbita mais ampla que a identificação com o que Ibn ‘Arabī chama de “eu-mortal” ou eu-bašarī.

¹O Mestre Maior, como Ibn ‘Arabī (1161-1240) ficou conhecido.

²Da raiz ḫ.w.f. – segundo Jurjānī, é a expectativa de um acontecimento desagradável ou de perder algo que se queira bem. ³Da raiz s.b.ḥ, que comporta o sentido de nadar, banhar-se, al-tasbī,ḥ significa banhar-se na Glória divina.Indica o fato de remover ou decapar (tanzīh) as representações do Real de todas as imperfeições próprias da manifestação das criaturas. Note-se a inter-relação com al-tašbīh (raiz š.b.h.), que indica comparação, analogia, similaridade, termo técnico que se refere à comparabilidade (ou imanência) do divino em contraposição com tanzīh, incomparabilidade (ou transcendência). Subuḥāt implica na incomparabilidade divina, como na expressão subḥāna’llāh – “exaltado ou glorificado seja além de” qualquer semelhança.

Leia o texto completo em PDF _AL HAKIM SEXTA EDIÇÃO – IBN ARABI SOBRE O MEDO E A ESPERANÇA

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Galeria

Recent Posts

  • Itikaf anual na dergah Shaikh Muhammad Nazim al Haqqani
  • Viagem à Turquia e Espanha
  • A importância do Jejum no Ramadan
  • Lançamento do livro Dalayil al Khayrat
  • Encontro Nacional de Ordem Naqshbandi em São Paulo

Archives

  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • janeiro 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • agosto 2024
  • maio 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022

Categories

  • Agenda
  • Artigos
  • Blog
  • Curtas
  • Edições
  • Leituras
  • Poesia Sufi
  • Uncategorized
©2025 Al Hakim | Powered by SuperbThemes
%d