Este artigo é para o Informativo Pedagógico da ASSINTEC (Associação Interreligiosa de Educação) do 1º semestre de 2023, mas trouxemos aqui na Revista Al-Hakim para dividir com os irmãos e irmãs.
A Ordem Naqshbandi é filiada a Assintec. Esta instituição produz conteúdo pedagógico ligado à religião para todas as escolas públicas do Estado do Paraná. Já escrevemos outros artigos para o Informativo da Assintec, que foram distribuídos nas escolas do Paraná e in Shaa Allah chegaram a milhões de crianças paranaenses. Estes artigos, para o Informativo da Assintec, é uma linda forma de divulgação do sufismo para uma parcela da população tão sensível à verdade: as crianças! Segue o artigo enviado para elas:
A Ordem Sufi Naqshbandi do Brasil faz parte do sufismo. O sufismo é a camada interna do Islam. E a Ordem Naqshbandi está entre as mais tradicionais ordens sufis do mundo.
Todo Naqshbandi é muçulmano sunita, e como tal, segue o Alcorão como seu principal livro sagrado e a Sunnah como elucidação do Alcorão.
O Alcorão é um livro sagrado revelado por Deus à humanidade através do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele). Este livro é o fechamento da mensagem de Deus para a humanidade.
Nós consideramos sagrados os livros que Deus revelou à humanidade através de seus profetas mensageiros (que a paz de Deus estejam com todos eles). Estes livros são: Tawrah (a Torá de Moisés); Zabur (os Salmos de Davi) e o Injil (a Bíblia de Jesus). Além do Alcorão, que foi o último, trazido para nós no século VII d.C.
Mas, para o Islam muito do conteúdo destes livros sagrados, ademais do Alcorão, foram alterados pelo ser humano, ocasionando a perda da descrição direta da mensagem de Deus ao homem. Mas, o Alcorão não foi alterado, restando 7 exemplares do original em diferentes países do mundo, testificando que o livro Alcorão, que usamos, está na mensagem original.
O Alcorão é considerado o milagre do Islam, pois é considerado a palavra direta de Deus ao homem, que será preservada até o Dia do Juízo, segundo o próprio Alcorão. Então, para o Islam Jesus (que a paz esteja com ele) é o milagre do Cristianismo. E o Alcorão é o milagre do Islam.
Como o Alcorão é a palavra de Deus à humanidade, e cada versículo é recheado de profundos significados, nós nem sempre somos capazes de perceber os significados mais profundos. Para tal, o sufi se utiliza da Sunnah, que são uma coleção de ensinamentos do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele) explicando o Alcorão para nós.
Para que se tenha uma ideia da gigante obra que é a Sunnah, estima-se que existam 70.000 ensinamentos, fortes e autênticos, dele que compõem a Sunnah. Para se ter uma ideia deste volume, a Bíblia traz 40 ensinamentos de Jesus (que a paz esteja com ele) ao homem.
Para você saber mais sobre o sufismo, acesse o site: http://naqshbandibrasil.org
Abdul Qadir – 25/02/2023
Foto – Museu Nacional de Arte Asiática do Smithsonian – fólio separado de uma cópia dispersa do Alcorão – ; Surata Luqman 31: parte do versículo 18 e versículos 19-27; verso: sura 31: 27-34; Árabe em escrita muhaqqaq dourada contornada em preto; marcadores de versos iluminados; medalhões marginais; vocalizado em azul e preto; uma coluna; 11 linhas de texto; um de um grupo de 2 fólios. (1313).