Estamos no mês sagrado de Rajab, que se iniciou no dia 23 de janeiro e se estenderá até o dia 21 de fevereiro, um período cheio de Baraka. Para conhecer melhor a importância desse mês, o artigo de Abdul Qadir, é bastante esclarecedor.
Temos que cuidar com muitos detalhes, de muitas coisas, no Islam. Há cuidados especiais com o Sagrado Alcorão. Temos que cumprir determinados ritos para fazermos a ablução e as orações. E, também, é ensinado, no Islam, algumas práticas e orientações que são especiais em cada época.
No Islam é dito que temos 4 meses sagrados. Rajab é um dos meses sagrados, citados pelo Profeta Muhammad (saws): “O mês de Rajab é o grandioso mês de Allah, nunca será alcançado por outro mês em suas virtudes, em seus dias, é pecado combater neste mês. O mês Rajab é o mês de Allah, o mês de Shaabán é o meu mês [Shaabán é o mês de Muhammad (saws)] e o mês de Ramadan é o mês da minha nação, aquele que jejuar um dia do mês de Rajab obterá o agrado divino…”. Este dito é parte de um hadith, que é atestado por Abul Fath ibn Abil-Fawaris em seus Amali (ditados e transmissões) e Allama Suyuti também mencionou em seu Jami Saghir de Hasan Basri (este último foi um grande Ulema Sunita do Séc. VII). O Profeta Muhammad (saws) explicou quais são estes 4 meses sagrados para o Islam, ele (saws) disse: “O tempo voltou ao seu estado original que tinha quando Allah criou os Céus e a Terra; o ano tem doze meses, quatro dos quais são sagrados. Três deles estão em sucessão: Dhul-Qa’dah, Dhul-Hijjah, Al-Muharram e Rajab, que fica entre Jumada (ath-Thani) e Sha’ban’. [Sahih Bukhari].
Ele (saws) cita o mês que antecede o Hajj [Peregrinação], Dhul Qadah, o mês do Hajj, Dhul-Hijjah, que são o 11º e 12º meses do calendário islâmico, e depois cita o mês de Muharram, que é o primeiro mês do ano. E ele diz que o 7º mês do calendário, o mês de Rajab é um dos meses sagrados do Islam. Um dos motivos que Allah (swt) o tornou sagrado, foi para preservar a segurança das pessoas durante a ‘Umrah, a peregrinação menor.
Algumas coisas notáveis aconteceram neste mês de Rajab, além da Umrah. Aminah, a nobre mãe do Profeta (saws) engravidou dele neste mês. Esta ocasião do mês é conhecida como Laylatul Raghaib. Que cai na primeira noite de quinta-feira para sexta-feira, do mês de Rajab. A milagrosa Jornada Noturna Isra, e Ascensão Miraj, (Al-Isra’ wal-Mi’raj), noite que o Profeta Muhammad (saws) foi de Meca à Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, e de lá ascendeu aos céus, encontrando com Allah (swt), quando recebeu a orientação das 5 orações obrigatórias. Este ocorrido se deu na 27ª noite de Rajab. Este mês é também um marco, para todos os muçulmanos. Marca que faltam 2 meses para o Ramadan.
Allah (swt) derrama inúmeras bênçãos e favores durante este mês, bem como Sua abundante misericórdia. Da mesma forma, Rajab também é conhecido como o mês de Tawbah (arrependimento) e o mês de Istighfar (busca de perdão). Os muçulmanos, com razão, aumentam suas boas ações e adoração durante o Ramadan, esperando receber as bênçãos e a misericórdia deste mês. Mas, também, temos a chance de fazer isso durante o Rajab, e é muito meritório que aproveitemos esta oportunidade. Devemos nos lembrar que nossas ações pesam mais na “balança espiritual” nos meses sagrados, então esta é uma excelente oportunidade para nos melhorarmos: no mês de Rajab, como é um mês sagrado, tudo que fizermos para nosso aprimoramento espiritual será ainda mais recompensado. In Shaa Allah. A Ordem Naqshbandi recomenda várias recitações de Louvor a Allah (swt) diariamente, no mês de Rajab.
Indicamos, também, as noites importantes deste mês, como a primeira noite de Rajab; Laylatul Raghaib (que é a primeira noite de quinta-feira para sexta-feira do mês de Rajab) e Laylatul Miraj (27ª noite do mês). Indica o que podemos fazer todos os dias do mês e em cada uma destas noites. Os estudiosos islâmicos dizem que Rajab é o mês de buscar o perdão de Allah (swt). Shaabán, que é o mês seguinte, é o mês de conceder saudações ao Profeta (saws) [fazer Salawat] e o Ramadan é o mês do Alcorão – mês no qual começou a revelação do Alcorão. Para buscarmos perdão de Allah (swt) este mês, para chegarmos com o nosso ser o mais purificado possível para o Ramadan, podemos seguir este conselho do Profeta (saws): “A caridade extingue os pecados assim como a água extingue o fogo” [Ibn Majah]. Busquemos nos purificar. Doarmos a quem precisa. Busquemos purificar nossa mente, e nosso coração, neste mês.
O Imam Abu Bakr al-Warraq al-Balkhi, que era tio do Imam Tirmidhi (grande Ulema Sunita e Muhadith) disse: “O mês de Rajab é o mês de plantar as sementes, Shaabán é o mês de irrigá-las, e o Ramadan é o mês da colheita”.
Se seguirmos estas orientações para o mês de Rajab, in Shaa Allah teremos um Ramadan de muita Baraka [bênçãos].
Temos uma áudio-aula no Spotify Naqshbandi Brasil dando orientações mais detalhadas deste mês. E podemos detalhar ainda mais para quem quiser nos procurar para receber as orientações deste mês sagrado de Rajab.
Que Allah (swt) abençoe-nos muito neste mês!
Abdul Qadir – 02/02/23