Por Abdul Qadir – Ordem Naqshbandi de Curitiba
Nós somos da Ordem Sufi Naqshbandi do Brasil. E o sufismo estuda a camada mais interna do Islam. A palavra ISLAM tem quase as mesmas letras de SALAM. No árabe, a etimologia das palavras se relaciona com as consoantes que formam a palavra. A palavra ISLAM tem como consoantes o SLM. E a palavra SALAM tem como consoantes o SLM. Elas têm a mesma origem etimológica. Islam é entrega à Deus, e Salam é paz. Islam também é PAZ. Entregar-se por completo à Deus faz com que a pessoa viva a paz.
O sufismo ensina isso: a nos submetermos à vontade de Deus da maneira mais plena possível, e a consequência desta entrega é a paz permanente.
Nosso ego quer que sua vontade prevaleça sobre a vontade de Deus. Por isso, o sufismo ensina que a única “guerra” válida, a única batalha que o ser humano está autorizado, na atualidade, por Deus, a travar é a guerra contra o seu próprio ego.
É o nosso ego que se incomoda com a manifestação do outro, que quer brigar, que quer defender o que acredita com truculência, que não está em paz como a realidade. Então, o caminho para a paz passa pela mitigação do ego.
Atualmente é comum vermos episódios de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso. Isso é totalmente contrário ao Islam. Cada religião tem as suas verdades. Se uma pessoa segue uma religião, acredita nas verdades da religião que segue, e por conseguinte acha que as outras religiões estão erradas. Tudo isso está bem. Pois é assim. Mas não é porque uma pessoa acredita que a religião do outro está errada que ela tem o direito de manifestar qualquer coisa negativa ao outro, muito menos protestar contra as outras religiões, agredir pessoas destas religiões ou incendiar o local de culto delas.
Muitos mestres sufis dizem que nós não temos o direito de ferir o coração de uma outra pessoa magoando-a. Então, qualquer ofensa a outro está errada para nós.
A Ordem Naqshbandi do Brasil participará, em setembro, se Deus quiser, do Primeiro Congresso Internacional de Diálogo Inter-religioso e Cultura da Paz. Quem quiser mais informações sobre ele é só acessar: www.comgressoedupaz.com.br
Imagem: Mawlana Sheikh Muhammad Adil ar-Rabbani