A revista Al-Hakim é uma publicação online sobre cultura e espiritualidade islâmicas clássicas. O Islã é um tema que desperta hoje enorme incompreensão, seja pela má vontade e ignorância de boa parte da mídia ocidental, seja pelo crescimento infeliz de correntes literalistas e unilaterais dentro do próprio mundo islâmico, que não condizem com a grandeza, inteligência e beleza do verdadeiro islamismo.
Diante disso, e somado ao fato da quase inexistência de publicações e materiais confiáveis em vernáculo sobre o Islã, a revista Al-Hakim pretende divulgar elementos da cultura islâmica sunita clássica para o público brasileiro, ainda que sob uma linguagem mais acessível e não-especializada, através de artigos, resenhas e traduções sobre temas como teologia, filosofia, jurisprudência, literatura, sufismo, entre outros.
Representada expressamente pelo sufismo, a espiritualidade islâmica, apesar do interesse que desperta nos meios relacionados com a chamada Nova Era, tampouco é exposta de forma cuidadosa e adequada. O sufismo é a mística genuinamente islâmica, tal como apontam Roger Garaudy e Michel Chodkiewicz, e ele se remete ao Alcorão e à Sunna. Para maioria, inclusive, os primeiros sufis foram companheiros do Profeta Muhammad (saws).
Assim sendo, não existe sufismo sem Islã, e por isso esta revista pretende apresentá-los à luz desta junção clássica, respeitando sua natureza e integridade.