Artigo publicado na quarta edição da Revista Al Hakim, por Abdul Quadir. – https://online.pubhtml5.com/lmwk/zmcm/
Na terceira edição da Revista Al-Hakim mencionamos que traríamos uma série de artigos sobre a Abertura de Coração. Naquela Edição, trouxemos o Primeiro Artigo da Série. Nele foi enfatizado que para abrir o coração é necessário ter crença. Crer em Deus! É necessário a crença em Deus para que possamos ter nosso coração aberto. Pois, é Ele quem abre nosso coração. Mas, podemos colaborar com a Abertura. Como? 1) Fazendo muito Dhikr [(Ziker – recitações de Lembrança de Allah (swt)]; 2) Aumentando a nossa fé e nos entregando mais a Allah (swt) [Deus Glorioso e Exaltado] e 3) Seguirmos o melhor que pudermos a Sharia (Lei Islâmica – Ensinamos a Hanafi).Se pedirmos constantemente a Allah (swt), em súplica, que Ele abra nosso coração, e se nós fizermos a nossa parte, a Abertura de Coração estará disponível para nós, como está para todos os seres humanos.
Mas, afinal, o que é a Abertura de Coração? Ela tem bases no Alcorão? Estes serão nossos enfoques neste Segundo Artigo da Série: ABERTURA DE CORAÇÃO.
Vejamos o que uma pessoa geralmente sente na Abertura do Coração, que é uma abertura do nosso Latif Qalb: É uma sensação bastante perceptível. Ela não passa desapercebida. Porém, pode variar de pessoa para pessoa. Comumente é relatado um calor no coração. Também uma pressão e um aumento de vibração no coração. Estas sensações físicas podem ser intensas e podem se expandir para o resto do corpo.
Estas sensações físicas costumam ser acompanhadas de sensações emocionais de alegria, paz e amor muito intensas também! Há quem relate uma dor no coração, mas uma “dor gostosa”. Outro fenômeno comum é o choro. Têm pessoas que não conseguem parar de chorar quando atinge a Abertura do Latif Qalb.
Alguns sufis descrevem este nível, da Abertura do Coração, como a fundação da visão beatífica. Outros consideram-na como o portão de Ishq ou do Amor Divino. A Lembrança de Allah (swt), através da recitação de palavras que O invocam, pode fazer o coração vibrar ao som destas palavras. O Alcorão menciona este fenômeno que estamos descrevendo na Sura (8:2): “Só são fiéis aqueles cujos corações, quando lhes é mencionado o nome de Deus, estremecem e, quando lhes são recitados os Seus versículos, é-lhes acrescentada a fé, e se encomendam ao seu Senhor”.
Dissemos que a Abertura do Coração pode ser chamada também de Abertura do Latif Qalb. Qalb, em árabe, significa coração. Mas, o que é LATIF? Latif, ou latifa, neste contexto, é o singular de LATAIF. A palavra árabe latifa significa “sutileza”. Todos os lataif juntos são entendidos como constituindo o “corpo sutil” humano, conhecido como Jism Latif. Perceber (ou ativar, ou despertar ou “iluminar”) os lataif é considerado uma das partes centrais do desenvolvimento espiritual de um ser humano, ensinado pelo sufismo ou tasawwuf (ciência islâmica da evolução espiritual).
Para ativar nosso Latif Qalb (para abrir o nosso coração) seguimos a Sharia, pois ela nos ajuda a purificar nosso coração de todos os traços negativos, que são como “correntes que amarram” e dificultam a abertura ou a ativação do Latif Qalb. Podemos ver isso no Alcorão (91:9) “Quem purifica é resgatado”. Este é um princípio. Quem purifica seu coração é salvo. In Shaa Allah! E a pessoa tem esta certeza, quando seu coração se abre. Ela vive uma experiência de conexão direta com Allah (swt). Ela passa a ter certeza de Sua existência, por experiência própria. É um grande passo rumo à salvação.
Ter acesso CONSTANTE a esta experiência é um nível superior na “escada” da evolução espiritual. Um indivíduo pode eventualmente experimentar uma Abertura do Qalb, mas será algo pontual. Ele não sentirá e viverá uma constante desta abertura. Estes lampejos de Abertura do Qalb mostram que ele teve contato com este estado, mas não vive ainda nesta Estação Espiritual. Para que uma pessoa tenha chance de viver nesta Estação constantemente, a ligação com uma Ordem Sufi é fundamental, pois seguindo precisamente as orientações desta escola, o indivíduo se tornará capaz de sedimentar este estado, tornando-o uma Estação Espiritual. O Alcorão menciona isso na sura (39:22): “Porventura, aquele a quem Deus abriu o coração ao Islam, e está na Luz de seu Senhor…(não é melhor do que aquele a quem sigilou o coração)? Ai daqueles cujos corações estão endurecidos para a recordação de Deus! Estes estão em evidente erro!” Explicita-se aqui, no Alcorão, que existem pessoas em um estado melhor.
Quando a pessoa sente a Abertura de Coração, ela sente seu coração expandir e se dilatar. Viver de maneira mais constante o acesso a este estado torna aquela pessoa iluminada, pois ela será inspirada por Allah (swt), ela se desidentificará com tudo o que é negativo e será mais “leve”. No Alcorão (6:125), é mencionado isso: “A quem Deus quer iluminar, dilata-lhe o peito para o Islam; a quem quer desviar, oprime-lhe o peito, como aquele que se eleva na atmosfera. Assim, Deus cobre de abominação aqueles que se negam a crer.”
É possível vermos em ahadith (ditos) do Profeta Muhammad (saws) ele pedindo para Allah (swt) derramar BARAKA (bênçãos) em seu coração, de maneira que seu coração permaneça iluminado. Como neste hadtih que segue: Ibn Abbas relatou que o Profeta (saws) disse em prostração: “Ó Allah, coloque luz em meu coração, luz em meus ouvidos, luz em meus olhos, luz à minha direita, luz à minha esquerda, luz à minha frente, luz atrás de mim, luz acima de mim, luz abaixo de mim, e faça luz para mim, faça-me leve.” [Ṣaḥīḥ al-Bukhārī 6316, Ṣaḥīḥ Muslim 763]. Podemos ver este hadith em vários lugares na internet, mas quem ensina como que se leva luz, como se ilumina o coração? O sufismo ensina como se iluminar o coração, que é um processo gradual de Aberturas do Coração, normalmente começando pela Abertura do Latif Qalb.
Outra descrição desta sensação de ter o coração expandido, dilatado, ou aumentado, vemos também no Alcorão (94:1): “Acaso, não dilatamos o teu peito, e aliviamos o teu fardo, que pesava nas tuas costas, e enaltecemos a tua reputação? Em verdade, com a adversidade está a facilidade!” Um sentimento que vem com a Abertura do Coração é que Deus e a Abertura nos basta. Não precisamos de nada mais. Consequentemente nossos fardos são aliviados!
Quando alguém começa a viver esta realidade, começa a ter um outro sentido para sua vida, pois está conectado de maneira especial com Allah (swt), e estando alegre com Ele, Ele está alegre conosco. A vida passa a ter um outro “colorido e sabor”. O Profeta (saws) disse: “Verdadeiramente, Deus não olha para suas formas externas e riqueza, mas para seus corações e suas obras.” [Ṣaḥīḥ Muslim 2564]. Allah (swt) está olhando para o nosso coração. E quando nós estamos em nosso coração, com a Abertura, estamos despertos a isso, como que sentindo este olhar de Allah (swt) sobre nós.
Quem está desperto, vê, percebe, sente e experimenta, esta, que é a razão de sua existência neste mundo. É uma realidade nova, fresca e viva. Quem não entra nesta Estação Espiritual está como que cego a esta realidade. O Alcorão diz (17:72): Porém, quem estiver cego neste mundo estará cego no outro, e mais desencaminhado ainda!
Então, irmãos e irmãs, a ABERTURA DE CORAÇÃO é desta forma, é o nosso despertar para Allah (swt), para uma realidade superior, um passo importante para a salvação e é totalmente alinhado ao Islam e faz parte dele. E, consequentemente, tem várias menções a ela no Alcorão e na Sunnah [nos ensinamentos do Profeta (saws)]. Mergulhe em seu coração pedindo para Allah (swt) te permitir vivenciar esta realidade e estar “linkando” tua consciência a Ele!
Imagens pinbterest.com