A Revista Al Hakim inicia o ano de 2025 lançando a sua sétima edição com 80 páginas contendo estudos, artigos, resenhas de livros e poesia sufi. Nesta edição, um profundo estudo da pesquisadora Sandra Benato fala sobre a vida espiritual de Ibin Àrabi, sua relação com o Alcorão e como essa relação vai moldando sua obra ao longo da sua vida: O Alcorão para Ibn Àrabi. Da mesma forma, a psicóloga Sonia Lyra faz um paralelo entre Jung e Rumi em seu artigo sobre o Caminho da Individuação. Daniel Placido em seu artigo registra a reversão ao Islã de Roger Garaudy, importante filósofo e político francês: Uma reversão ao Islã: Roger Garaudy. Abdul Qadir assina o último artigo da série Abertura de Coração sobre uma das mais profundas experiências da espiritualidade Sufi. Da mesma importância, o estudo de Mohammed Omar Zafar – relata em seu artigo Rumo à Luz, a busca pela purificação da alma no sufismo. Abdul Hakim em seu artigo a Educação para a Inteligência Espiritual, faz importante reflexão sobre o tema. Na mesma direção, Latifa-Arilda Vargas chama a atenção para a Importância do crescimento espiritual através do Sufismo. Mohamad Dawd, Abdul Karim Pozzo, Hakima e Osvaldo Condé também assinam artigos de igual importância.
Baixe o PDF da Revista aqui: _AL HAKIM SETIMA EDIÇÃO 11012025
DESTAQUES
por Sandra Benato
“Um dia fiquei seriamente doente, entrei em coma profundo e as pessoas acreditaram que eu estava morto. Naquele estado vi seres horríveis que tentavam me fazer mal. Então me dei conta de alguém gentil, forte, de fragrância extremamente agradável, que me defendia e que conseguiu derrotá-los. “Quem é você?”, perguntei. O ser me respondeu: “ Sou a surata Yā Sīn, sua protetora!”. Retomei consciência e ví meu pai – que Deus o abençoe – em pé ao meu lado, que, entre lágrimas, acabara de recitar a surata Yā Sīn” [1].
Leia a integra do estudo no link :
Por Mohammed Omar Zafar – Da Ordem Naqshbandi de Curitiba
A purificação da alma é um tema central no Sufismo, uma tradição mística do Islã que enfatiza a experiência direta e íntima com o Divino. Este artigo explora a compreensão da purificação da alma no contexto do Sufismo, com ênfase em seus princípios, práticas e a contribuição de autores clássicos e contemporâneos.
Leia a integra do estudo no link :
por Daniel Placido
Neste breve artigo, o primeiro de uma série, comentaremos sobre a reversão de um famoso ocidental: o filósofo francês Roger Garaudy (1913-2012). Analisar este caso pode nos ajudar, quem sabe, na tentativa de elucidação de uma questão importante: por que há tempos os ocidentais têm sido atraídos pelo Islã, apesar dele ser uma religião que surgiu em um mundo de uma cultura distinta da do Ocidente?
link pra o artigo completo: AL-HAKIM-SETIMA-EDICAO-UMA-REVERSAO-AO-ISLA.pdf
Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro de 2024 realizou-se um Encontro Nacional da Ordem Naqshbandi no Rio de Janeiro. Inscreveram-se irmãos de várias partes do Brasil, mas por algumas razões de força-maior, algumas pessoas não puderem comparecer, mesmo assim tivemos pessoas de São Paulo, Curitiba, Rio Bonito (RJ) e Paraty (RJ), além dos irmãos e irmãs que moram no Rio de Janeiro capital e região.
AL-HAKIM-SETIMA-EDICAO-ENCONTRO-NACIONAL-NAQSHBANDI-NO-RIO.pdf
por Sonia Lyra
É um hipócrita todo aquele que conhece os hábitos sufis e não suporta a carga que o Caminho comporta,
Quando Caminhos tão radicais como o Sufismo e o Processo de Individuação, proposto por Jung[2], viram modismos e começam a ser vendidos aqui e ali por professores despreparados, que eles mesmos, não fizeram em si os processos de transformação necessários para se tornar um Indivíduo, então pode-se constatar que uma espécie de força estranha começa a atrofiar o “olho interior”.
Leia a integra do estudo no link :_AL HAKIM SETIMA EDIÇÃO – O CAMINHO DA INDIVIDUAÇÃO
por Abdul Qadir – Naqshbandi de Curitiba
Para a 7ª Edição da Revista Al-Hakim, faremos o fechamento da Série “Abertura de Coração”. Da terceira à sexta Edição da Revista, trouxemos quatro artigos sobre o tema, explorando-o de diferentes ângulos. Expusemos sobre o que é a Abertura de Coração, sobre a importância de uma fé fortalecida para catalisar a Abertura. Mostramos como a Abertura de Coração é mencionada no Alcorão e na Sunnah (nos ensinamentos do Profeta, saws). Apontamos para como o nosso relacionamento com Allah (swt) pode catalisar a Abertura. E agora, para fazer o fechamento da Série falaremos um pouco sobre a purificação do coração (tazkya) e sua relação com a Abertura de Coração.
Leia a integra do estudo no link :
por Abdul Hakim – Naqshbandi do Canadá
“O que é ser inteligente?” Estive com essa pergunta durante a faculdade ao descobrir o conceito de inteligências múltiplas, teoria desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner na década de 80. De acordo com esse conceito, há vários tipos possíveis de inteligência no ser humano. Em geral, a sociedade valoriza quase exclusivamente a inteligência lógico-matemática. No entanto, existem outras como a Linguística, Inteligência Espacial, Inteligência Musical etc. Algumas pessoas são muito desenvolvidas intelectualmente, mas não têm uma boa relação com seu próprio corpo, apresentando até mesmo uma certa dificuldade motora em alguns casos.
Leia a integra do estudo no link :
_AL HAKIM SETIMA EDIÇÃO – A EDUCAÇÃO PARA A INTELIGENCIA ESPIRITUAL
Por Latifa- Arilda Vargas- Naqshbandi de Santos.
Bismillahi r-Rarmani r-Rarim… A contribuição deste artigo tem a finalidade – inshaAllah – de esclarecer para aqueles que buscam ou mesmo encontraram no sufismo um caminho para o crescimento espiritual.
Leia a integra do estudo no link :_AL HAKIM SETIMA EDIÇÃO – CRESCIMENTO ESPIRITUAL ATRAVÉS DO SUFISMO
por Abdul Karim Pozzo – Naqshbandi de Curitiba
A flauta Ney reproduz o lamento. Um sopro percorre os nós do bambu e tem saudade de pertencer ao vento, assim como a água aguarda ansiosa retornar ao mar. Logo depois, o bendir marca as modulações no ritmo. O Al Ud entoa a melodia. É nessa rede sonora que aquele que se tornou mendigo do mundo anseia pelo encontro com sua origem, anseia em mergulhar no oceano de todos os significados e significantes. A música embala o dervixe e silencia os pensamentos e desejos dos nafs (ego), conduzindo o praticante em sintonia com o movimento cósmico das galáxias a ser Um com o Cosmos e a chamar à Deus: “Allah”.
Leia a integra do artigo no link :_AL HAKIM SETIMA EDIÇÃO – A FLAUTA NEY
Por Mohamad Dawd
Salam alaikum, irmãos naqshbandis, iniciaremos aqui uma série de estudos sobre algo pouco falado no mundo ocidental: As artes marciais dentro do mundo islâmico.
Assim como no oriente existem vários sistemas de karatê e kung-fu, nos cenários árabe e turco tiveram e têm atualmente alguns sistemas de defesa pessoal, cavalarisso e, claro, tribal. Com o grande sucesso das séries turcas como o magnífico sultão Ertugrul, guerreiro otomano; o público tem se deparado em meio às cenas de combate e bravura a presença de formas de se defender. Alguns comentam se aquilo é jiu-jitsu, aikido ou outro tipo de kung-fu, mas na verdade são sistemas tribais próprios que eles utilizam para se proteger de forma pensada.
Leia a integra do artigo no link:_AL HAKIM SETIMA EDIÇÃO – ARTES MARCIAIS NO MUNDO ISLAMICO
por Hakima – Naqshbandi de Pelotas
“Em ambos (Jardins do Paraíso) há frutas e palmeiras e romãs” (Alcorão, 55:68)
“E Ele é Quem faz descer do céu água e, com ela, fazemos sair planta de toda a espécie. E, dela, fazemos sair o verdor; dele fazemos sair aglomerados grãos – e, nas espatas das tamareiras, há cachos acessíveis – e fazemos sair jardins de videiras, e a oliva e a romã, semelhantes e não semelhantes. Olhai seus frutos, quando frutificam, e seu sazonar. Por certo, há nisso sinais para um povo que crê.” (Alcorão, 6:99).
Leia a integra do artigo no link: _AL HAKIM SETIMA EDIÇÃO – ROMÃ A FRUTA DO PARAÍSO
por Mohamed Osman- Osvaldo Condé, Naqshbandi de Brasília
Sarmad viveu parte de sua vida numa região entre Isfahan e Teerã chamada Kashan, cidade oásis no centro do Irã. Conhecido por várias alcunhas entre elas “O Alegre” ou “Sarmad o Mártir”. Nascido em 1590 na Armênia, morto em 1661 em Delhi. Alguns textos biográficos mencionam sua origem como “judeu armênio”, que emigrou para a Índia para exercer a profissão de comerciante.
Na Índia Sarmad conhece um garoto chamado Abhai Chand, que lhe desperta um sentimento transformador extasiante chamado “Ishq”. Tal sentimento algumas vezes erroneamente tomado ao pé da letra como uma paixão vulgar, quando na literatura sufi normalmente significa “amor abnegado e ardente” por Deus.
Leia a integra do artigo no link:_AL HAKIM SETIMA EDIÇÃO – QUEM É SARMAD KASHANI
Pela primeira vez em português um livro sobre um dos Mestres de Sabedoria discípulo de Yussuf Hamadani, na mesma linhagem de Baha Udin Naqshbandi de Bukara.
Resenha no link:_AL HAKIM SETIMA EDIÇÃO – Ahmad Yasawi A JORNADA DO SUFISMO
Leia mais poesias de Rumi no link:_AL HAKIM SETIMA EDIÇÃO – POESIA SUFI – RUMI