O sufismo é a ciência islâmica que ensina sobre a evolução espiritual. E uma etapa bem marcante dela é a Abertura de Coração, ou Abertura do Qalb. Este é o terceiro artigo, da Revista Al-Hakim, sobre o tema. No primeiro tratamos sobre o que é a Abertura do Qalb e sobre a importância de uma fé fortalecida e a dedicação à algumas práticas, como ao Salat (oração) e ao Dhikr (Lembrança de Deus), para catalisar a Abertura. No segundo artigo mostramos como a Abertura de Coração é mencionada no Alcorão e na Sunnah. Neste terceiro artigo da série, sobre a Abertura de Coração, iremos mostrar como o nosso relacionamento com Allah (swt) pode catalisar a Abertura. In Shaa Allah.
por Abdul Qadir
No começo, nas primeiras Aberturas de Coração, quem de fato abre o nosso coração é Allah (swt). É um presente d’Ele para nós. Com a recorrência das aberturas, Allah (swt) nos concede o poder de nós mesmos abrirmos o nosso coração. Mas, é uma concessão d’Ele. Quando Allah (swt) nos concede isso é porque nós nos demos conta de como Ele está próximo de nós. Como diz o Alcorão, Ele está mais próximo de nós do que nossa veia jugular: “Fomos nós que criamos o homem, e sabemos que sugestões sombrias sua alma lhe faz: pois estamos mais próximos dele do que a sua veia jugular”. [Sura Qaf, 50:16].
Quando tomamos plena consciência desta proximidade com Allah (swt) e passamos a nos relacionarmos com Ele com mais intimidade, estamos dando “passos largos” para Ele nos conceder este poder da Abertura de Coração. A Abertura de Coração é como quer Allah (swt) se apresentar para nós, em nosso coração. Quando estamos aprofundando nossa intimidade com Ele, Ele se faz presente quando O chamamos. Como diz o Alcorão: “Se Meus servos perguntarem a você (ó Muhammad) sobre mim; (diga-lhes isso) Estou muito perto, atendendo a pessoa que chama (que Me chama)”. [Sura Al-Baqarah, 2: 186].
Nós somos seres especiais. Allah (swt) criou o homem a partir do barro e de Seu sopro: “Então Ele o proporcionou e soprou nele a partir de Sua alma e fez para você audição, visão e coração; pouco você é grato”. [Sura Al-Sajdah 32:09]. Então, Allah (swt) quer que sejamos gratos a Ele, por nos ter feito seres especiais. Em um (quer dizer, quando Allah, swt, fala em primeira pessoa, através do Profeta Muhammad, saws) Allah (swt) disse: Eu, os jinns e os seres humanos estamos envolvidos em uma grande questão (naba ‘adheem). Eu os crio, mas eles adoram outros objetos além de Mim. Derramo Minhas recompensas sobre eles, mas eles agradecem em outro lugar. Enquanto Minhas bênçãos continuam descendo para Meus servos, suas más ações continuam subindo para Mim. Enquanto Me aproximo deles com Minhas bênçãos e recompensas, eles se distanciam de Mim por sua desobediência. (Hadith Baihaqi). Então, um passo muito nobre para os seres humanos é nos voltarmos para Allah (swt) e procurá-Lo dentro de nós, adorarmos Ele e agradecermos Ele.
Allah (swt) não precisa de nós, mas Ele nos dá todas as oportunidades para nos aproximarmos d’Ele. E embora todos necessitemos d’Ele, ainda somos ingratos e rebeldes. De fato, se Ele não fosse al-Sabur (O Paciente), Ele teria trazido Sua justiça sobre nós muito antes. No entanto, Seu amor e misericórdia são tão grandes, que Ele nos dá uma chance após outra, e continua nos abençoando para que possamos ser gratos.
Allah (swt) está esperando nosso arrependimento e esperando voltarmos a Ele, como o Profeta (saws) disse: De fato, Allah está mais feliz com o arrependimento de Seu servo do que qualquer um de vocês está em encontrar seu camelo perdido (Hadith Bukhari e Muslim). Há outro hadith que diz que se dermos um passo na direção de Allah (swt), Ele dará 10 na nossa direção (Hadith Ahmad, Ibn Majah e Hadith Qudsi de Imam Nawawi). Temos que glorificá-Lo, agradecê-Lo, então, Ele se contentará conosco e abrirá o nosso coração. In Shaa Allah.
Se pudermos fazer muito Dhikr (Lembrança de Allah), Ele também se contentará conosco, como Ele mesmo nos transmitiu em outro Hadtih Qudsi: “Estou com Meu servo enquanto ele se lembra de Mim. E se ele se lembra de Mim em si mesmo, eu me lembro dele em Mim; e se ele se lembra de Mim em uma assembléia, Eu me lembro dele em uma assembléia que é melhor que a dele” (Hadith Bukhari e Muslim). Então, quando nos lembramos de Allah (swt) em nosso coração, Ele nos recompensa com uma Baraka (bênção) enorme.
Nosso relacionamento com Allah (swt) deve ser vivo, prático, não teórico e árido. Será que, de fato, meus olhos transbordam lágrimas e meu coração dá um pulo de felicidade ao ouvir essas palavras da misericórdia que Allah (swt) nos reserva? Sinto meu coração abrir cotidianamente quando faço Dhikr? Será que faço Dhikr? Quando damos passos rumo à Allah (swt), isto é, quando nos lembramos d’Ele, quando fazemos Dhikr, recebemos a maior honra, o maior presente: Allah (swt) corre em nossa direção, nos perdoa e nos recompensa. Ele nos honra ainda mais. E por que nós merecemos isso? Talvez sequer mereçamos, mas isso ocorre porque Ele é O Mais Generoso.
Falamos tanto da grandeza de Allah (swt), mas isso é só teórico? Será que realmente praticamos algo que indique que achamos que Ele é Allahu Akbar? Pensamos e dizemos que estamos perto de Allah (swt), mas realmente sentimos isso? Como podemos encher nossos corações com a Sua presença? Como podemos realmente ir a Ele? Como podemos fazer nossa parte? Allah (swt) é incrivelmente generoso e Amoroso e não nos deixa sem resposta. Ele diz no Alcorão, na Sura 03, ayat 31: Diga [O Muhammad]: “Se você deve amar a Allah, siga-me, para que Allah o ame e perdoe seus pecados. E Allah é Perdoador e Misericordioso”.
O Profeta (saws) explicou a mesma coisa, em outras palavras: “Todos os meus seguidores entrarão no Paraíso, exceto aqueles que recusarem”. Os Companheiros disseram: “Ó Mensageiro de Deus! Quem vai recusar?” Ele (saws) disse: “Quem me obedecer entrará no Paraíso, e quem me desobedecer é quem se recusa (a entrar)” (Hadith Bukhari). Podemos atestar em nossos corações se estamos seguindo o Profeta (saws) ou se só falamos sobre o assunto, e isso é frio e teórico. Ao olharmos para dentro de nós mesmos, podemos ter esta dúvida. Mas, se o coração se abre, se vivemos a Abertura de Coração, a pessoa sente a certeza de que obedece ao Profeta (saws) e está contente com Allah (swt), pois vive o contentamento de Allah (swt) consigo.
Então, irmãos e irmãs, façamos mais Dhikr (Lembrança de Allah), mais Du’a (súplicas), mais Salat (oração) e coloquemos mais amor a Allah (swt) e ao Profeta Muhammad (saws) em nossas práticas, que Ele há de Abrir o nosso Coração!
Leia o conteúdo da revista em PDF aqui AL HAKIM QUINTA EDIÇÃO