Assalamu Alaykum w’a Rahmatullah w’a Barakatuh. Bismi Llãhi r-Raharmãni r-Rahīm Alhamdu lillahi allathi hadana lihatha wama kunna linahtadiya lawla na hadana Allah. Louvado seja Allah, que nos encaminhou até aqui; jamais teríamos podido encaminhar-nos se Ele não nos tivesse encaminhado. Surata Al-A’raaf: Versículo 43
por Latifa (Arilda Vargas)
Sheir Nazim no livro Oceanos de Misericórdia nos diz que coisas como a vaidade, o orgulho e enaltecimento da persona são ruins para nós. Devemos ser louvadores de Allah.Amamos a Allah no sentido da essência da adoração, e no segundo versículo do Alcorão da sura Al fatiha diz: Todo o louvor é para Allah, o Senhor dos mundos. Os crentes são orientados a louvar a Allah swt, portanto todo louvor e gratidão são para Alah (swt), devemos ser seu servos e amar a Allah (swt)acima de tudo, todos os dias e a todos os momentos. Portanto fazer práticas de adoração a todo momento além dos Salat que são as orações obrigatórias, devemos fazer o Ziker, lembrando de Allah continuamente acima de tudo.
Há no Alcorão uma outra passagem que diz: “de fato fui ordenado que adorasse a Allah sendo sincero com Ele na religião. A Sura 39:11 nos mostra que toda nossas ações, práticas e devoções devem ser pautadas na sinceridade de coração.
Devemos ter também uma intenção, um propósito daquilo que se pretende alcançar, o que se almeja, o que se busca. Todas nossas práticas devem ser pautadas também na retidão de maneira alinhada com o Alcorão e com a Sunna, quer dizer: o que o Profeta falava e como ele agia.
As obrigações religiosas mais importantes para uma pessoa que está buscando ser um adorador de Allah (swt), a principal de todas é o Salat, orações obrigatórias. Essas práticas mais específicas estão relacionadas com a palavra que tem conotação de obediência e submissão.
Devemos ter claro que a obediência aos comandos divinos é fundamental para o desenvolvimento pessoal em todos os aspectos da vida e em todas as práticas de devoção.
Dedicar-nos verdadeiramente a fé perpassa por uma devoção, dedicação continua, sincera, respeitosa, obediente e submissa a Allah, no verdadeiro sentido da palavra.
Ao ocupar-nos da adoração à Allah por completo, teremos nosso coração cheio de riquezas.
Ao encaminharmo-nos nesta jornada devemos fazê-lo com entrega ao amor de Allah, suplicando que Ele derrame seu amor sobre nós e que O amaremos mais a cada dia, de tal modo que nas práticas de adoração nem o ego, nem mesmo a família esteja a frente.
De uma maneira prática podemos realizar a devoção do Wazifa do Fajr, que nos leva a ter um dia pleno de alegria e do amor de Allah swt e que consiste dentre tantas outras como já dissemos a sinceridade de coração, respeito, obediência, submissão e amor a Allah. A ausência de tais atitudes nas devoções faz da prática religiosa tão somente uma religiosidade fria, ainda que carregada de disciplina.
Como realizar o Wazifa do Fajr?
Dotados de consciência plena da intenção para qual realizamos e contidos dos sentimentos de sinceridade de coração, respeito, obediência e submissão ao amor de Allah(swt) iniciamos nossa devoção.
De maneira bem simples, podemos dizer que esta prática é feita antes das duas rakas do fard do Fajr e depois das duas rakas fard do Fajr (oração da manhã). O ziker – lembrança de Allah – com o qual devemos iniciar nosso dia. O roteiro do mais importante se traduz da seguinte maneira:
Realizar Salatul Sunna do Fajr;
O Ziker – com 100 vezes a recitação: SubhanAllah wa bihamdihi, subranAllah l-azim Astaghafirullah e 100 vezes a recitação: Astaghafirullah l-Azim wa atubu ilayh e após este Ziker realizar o Salatul Fard do Fajr.
Feito isto todas as manhãs com os requisitos de uma prática devocional sincera inshaa’Allah teremos um dia repleto de energia e alegrias. Vale dizer que além das recitações citadas, há outras mais a serem feitas depois das rakas fard. Para receber a orientação completa, as pessoas interessadas podem procurar a Ordem Naqshibandi.
*Este artigo foi escrito por Latifa (Arilda Vargas), naqshbandi de Campo Grande, tendo como fonte principal áudios de estudos Naqshibandi do Imam Abdul Qadir.
leia o conteúdo da revista em PDF http://AL HAKIM QUINTA EDIÇÃO